Superproduções
Projevida

PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - COM TEATRO SOCIAL

 

O projeto é um conjunto de ações práticas envolvendo oficinas para professores, pais e estudantes, e espetáculos de teatro para reflexão.

 

Ao todo, são 4 dias de trabalho, durante os 3 turnos (manhã, tarde e noite) desenvolvido em 2 semanas seguidas. O projeto ocorre em quintas e sextas-feiras. Na primeira semana acontecem as oficinas teatrais, e na segunda semana são apresentados os espetáculos.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

A sociedade brasileira vive uma crise de identidade, e busca referências que lhe dê suporte às possíveis descobertas. A educação se apresenta como o mais importante instrumento para possibilitar a satisfação dos anseios, porque está em franco movimento de pesquisa e transformações.

 

O teatro, quando social, é uma ferramenta eficaz na mediação de conflitos, melhorando a autoestima e o relacionamento inter/intrapessoal.

O PROJEVIDA com Teatro Social é uma proposta nova, com práticas que podem ser aproveitadas pelos professores para trabalho com os alunos. As oficinas apontam caminhos para tornar as aulas mais agradáveis e prazerosas, enquanto os espetáculos ilustram conflitos, para auto-identificação do espectador. Nos enredos estão a abordagem de forma lúdica, para discutir o bullying, e dramática para reflexões, acerca da ecologia e o papel da mulher na sociedade.

 

 

OBJETIVO GERAL DO PROJETO

 

Apresentar o Teatro Social como proposta inovadora de ferramentas de uso na educação, para melhorar a autoestima, o relacionamento inter/intrapessoal, sensibilizar para a consciência ambiental, e o papel da mulher na sociedade.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

• Desenvolver oficinas com jogos teatrais de autores como Viola Spolin, para estudantes das séries iniciais, e técnicas de improvisação com métodos de Constantin Stanyslavski; exercícios de dramaturgos como Augusto Boal, para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, professores e comunidade em geral.

 

• Apresentar os espetáculos de teatro com temáticas sobre: bullying, ecologia, e desigualdade de gênero.

 

 

METAS

• Duas apresentações da peça "Planeta Ecos", público de 600 pessoas.

• Três apresentações da peça "O Macaco Mariola e o Pestinha da Escola", público de 600 pessoas.

• Uma apresentação da peça adulta "As Mãos de Eurídice", público de 300 pessoas.

• Três oficinas de teatro para crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, público de 90 pessoas.

• Três oficinas de teatro para crianças das séries finais do Ensino Fundamental, público de 90 pessoas.

• Uma oficina de teatro para estudantes do Ensino Médio, público de 30 pessoas.

• Uma oficina de teatro para professores, público de 30 pessoas.

 

 

Para baixar o conteúdo do projeto, clique aqui.

 

Para baixar o currículo de Antônio Lopes, clique aqui.

TOPO