Teatro
FUGA

FUGA - O SUBMUNDO DAS DROGAS

 

Em uma família de classe média, poucos sabiam dos conflitos vividosdentro daquela casa. Chico era jovem, extrovertido e autoconfiante, mas tornou-sedependente de drogas. O uso compulsivo de álcool, cocaína e crack transformou-lhe num ser revoltado e deprimido, destruindo a sua família.

 

O pai é um advogado respeitado na cidade e paga os melhores cursospara ele e a irmã Roberta. A namorada é uma dependente de drogas em recuperação. Ao concluir o programa, retorna e encontra o namorado, no início de um caminhopor onde também percorreu. O conflito aumenta na mesma proporção do aumentoda dependência de Chico. Brigas com a irmã, com o pai, com a namorada e com osamigos. Pequenos furtos dentro de casa e na rua. Denúncias e prisões...

 

A cocaína chega na vida dele e vai levando tudo. Expulso de casa,agredido e prometido de morte pelos traficantes, ele busca ajuda da namorada epromete abandonar o pó. E abandona mesmo, mas em troca do Crack, que passa atomar conta de sua vida durante as vinte e quatro horas do dia. Nada mais lheinteressa. A família, a namorada, os amigos. A compulsão é tanta que toma conta doseu mundo, onde o tempo é consumido fumando ou roubando para conseguir mais pedras.

 

 

HISTÓRICO
Fuga surgiu a partir do convite do SESI e RECREO/Montenegro, e estreou na abertura da I Semana Gaúcha Contra o Uso de Drogas, promovido pelo CONEN - Conselho Estadual de Entorpecentes, em 26 de junho de 1994. Ao todo 1.260 apresentações para um público superior a 500 mil espectadores no RS, SC, SP, RJ e DF.

 

JUSTIFICATIVA

Pesquisas vêm apontando crescimento preocupante do consumo de drogas na escola, no trabalho e na família. O consumo de bebida alcoólica é verificado já na tenra idade de seis ou sete anos. O consumo do crack cresceu em escala alarmante, passando de inexpressivo (0,3% dos estudantes de escolas públicas em 1988), para 7% em 2003 (CEBRID), e 10% ainda em 2009. Considerando que o aluno abandona os estudos logo no início do vício, e portanto, não tem como aparecer na pesquisa, o índice fica ainda mais assustador.

 

METODOLOGIA

Conjunto de ações contemplando agentes multiplicadores da proposta de prevenção ao uso de drogas e valorização da vida.

 

POSSIBILIDADES:
1. Apresentações do espetáculo Fuga - O Submundo das Drogas.
2. Possibilidade de palestra para pais, alunos e professores, em conjunto
ou separadamente (por públicos distintos).

 

 

Público-alvo: A partir do 6º ano
Capacidade: 300 pessoas (dependendo do espaço)
Direção: Antônio Lopes

 

 

 

 

Para baixar a sinopse do espetáculo, clique aqui.

Vídeo

FUGA

O Submundo das Drogas

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
TOPO