top of page
Teatro
FUGA

FUGA - O SUBMUNDO DAS DROGAS

 

Em uma família de classe média, poucos sabiam dos conflitos vividosdentro daquela casa. Chico era jovem, extrovertido e autoconfiante, mas tornou-sedependente de drogas. O uso compulsivo de álcool, cocaína e crack transformou-lhe num ser revoltado e deprimido, destruindo a sua família.

 

O pai é um advogado respeitado na cidade e paga os melhores cursospara ele e a irmã Roberta. A namorada é uma dependente de drogas em recuperação. Ao concluir o programa, retorna e encontra o namorado, no início de um caminhopor onde também percorreu. O conflito aumenta na mesma proporção do aumentoda dependência de Chico. Brigas com a irmã, com o pai, com a namorada e com osamigos. Pequenos furtos dentro de casa e na rua. Denúncias e prisões...

 

A cocaína chega na vida dele e vai levando tudo. Expulso de casa,agredido e prometido de morte pelos traficantes, ele busca ajuda da namorada epromete abandonar o pó. E abandona mesmo, mas em troca do Crack, que passa atomar conta de sua vida durante as vinte e quatro horas do dia. Nada mais lheinteressa. A família, a namorada, os amigos. A compulsão é tanta que toma conta doseu mundo, onde o tempo é consumido fumando ou roubando para conseguir mais pedras.

 

 

HISTÓRICO
Fuga surgiu a partir do convite do SESI e RECREO/Montenegro, e estreou na abertura da I Semana Gaúcha Contra o Uso de Drogas, promovido pelo CONEN - Conselho Estadual de Entorpecentes, em 26 de junho de 1994. Ao todo 1.260 apresentações para um público superior a 500 mil espectadores no RS, SC, SP, RJ e DF.

 

JUSTIFICATIVA

Pesquisas vêm apontando crescimento preocupante do consumo de drogas na escola, no trabalho e na família. O consumo de bebida alcoólica é verificado já na tenra idade de seis ou sete anos. O consumo do crack cresceu em escala alarmante, passando de inexpressivo (0,3% dos estudantes de escolas públicas em 1988), para 7% em 2003 (CEBRID), e 10% ainda em 2009. Considerando que o aluno abandona os estudos logo no início do vício, e portanto, não tem como aparecer na pesquisa, o índice fica ainda mais assustador.

 

METODOLOGIA

Conjunto de ações contemplando agentes multiplicadores da proposta de prevenção ao uso de drogas e valorização da vida.

 

POSSIBILIDADES:
1. Apresentações do espetáculo Fuga - O Submundo das Drogas.
2. Possibilidade de palestra para pais, alunos e professores, em conjunto
ou separadamente (por públicos distintos).

 

 

Público-alvo: A partir do 6º ano
Capacidade: 300 pessoas (dependendo do espaço)
Direção: Antônio Lopes

 

 

 

 

Para baixar a sinopse do espetáculo, clique aqui.

Vídeo

FUGA

O Submundo das Drogas

TOPO
bottom of page